Fibras naturais e sintéticas

Fibras naturais

      A , a seda, o algodão e o linho são fibras naturais. São usadas no vestuário e noutros têxteis que têm utilidade na nossa vida.

      A é uma fibra de origem animal. Obtém-se a partir da cobertura fibrosa de alguns animais.
       As fibras da lã estão revestidas de um líquído gorduroso que se chama lanolina. É à prova de água, mantendo seca a pele dos animais. Estas fibras também conservam o ar no seu interior, sendo este um mau condutor do calor. Por isso, todo o vestuário feito em lã mantém o corpo quente.

Seda

      A seda é outra fibra natural de origem animal. É produzida pelo bicho da seda. Todas as peças de vestuário fabricadas em seda natural são muito dispendiosas.

Algodão

      O algodão é outra fibra natural de origem vegetal. Obtém-se a partir da planta do algodoeiro, que é, essencialmente, constituída por celulose.

Linho

      O linho é uma fibra de origem vegetal. Extrai-se do caule da planta do linho. É constituído por celulose. Ainda hoje é cultivado no nosso país, em Trás-os-Montes e nas Beiras.

Fibras artificiais e sintéticas

      As fibras artificiais e sintéticas foram produzidas para fazer face às exigêcias da nossa sociedade.
    As fibras artificiais são fabricadas a partir das fibras naturais, sujeitas a tratamento químico adequado. Por exemplo, a primeira fibra artificial fabricada foi a viscose.
      As fibras sintéticas são fabricadas industrialmente, a partir de substâncias químicas apropriadas. Por exemplo, o nylon é uma fibra sintética que revolucionou o mercado na segunda metade do século XX.

Deixe um comentário