Transformação de alguns recursos naturais

      Muitos dos materiais que utilizamos na nossa vida, como artigos de papelaria, livros, vidros, materiais de plástico, vestuário, eletrodomésticos e até material eletrónico, são manufaturados. Isto é, obtêm-se a partir das matérias primas, que constituem os recursos naturais de que a Terra dispõe.

Papel

      A matéria-prima a partir da qual se fabrica o papel é a celulose, um dos principais constituintes da madeira das árvores.
     A madeira é um recurso limitado e o fabrico de papel exige o abate de numerosas árvores. Assim, para evitar a desflorestação ­ que, além de degradar a paisagem, afeta o clima e o importante ecossistema que é a floresta ­ é necessário plantar muitas árvores, usar de forma regrada o papel e reciclá-lo. O equilíbrio dos ecossistemas é essencial para a conservação e gestão do património natural.

Plásticos

     Os plásticos são fabricados a partir de substâncias que provêm do petróleo (recurso escasso e limitado, que é também uma importante fonte de energia). Os plásticos são dificilmente degradáveis. Devemos utilizá-los com moderação e, depois de usados, colocá-los num ecoponto.

Vidro

      O vidro fabricado a partir da areia (sílica) é também um recurso indispensável na nossa vida. É fundamental que, uma vez usado, se faça a sua reciclagem, não por escassez da matéria-prima (areia) mas para economizar energia e mão-de-obra.

Pedras preciosas

     Um dos recursos mais valiosos que existem no nosso planeta é o diamante. Esta pedra preciosa extrai-se do subsolo e é o material mais duro que existe na Terra.
É utilizado na indústria em equipamentos de elevada tecnologia, em virtude da sua grande dureza. Serve para cortar e polir materiais. Também é utilizado em joalharia, pela sua beleza e brilho. Há ainda muitas outras pedras preciosas, tais como, safiras, rubis e esmeraldas.
A maioria das pedras preciosas é encontrada em minas existentes no subsolo. Grandes quantidades de rocha são escavadas para extrair pequeníssimas porções de pedras preciosas.
O corte e o polimento das pedras envolvem uma série de processos dispendiosos, daí o seu elevado valor.

Água do mar e minas de sal-gema

       A água do mar e as minas de sal-gema são recursos naturais que existem no nosso planeta. A partir destes recursos extrai-se o sal utilizado na nossa alimentação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s